São Sebastião pode receber Campus do Instituto Federal de São Paulo
A cidade de São Sebastião pode ser um dos municípios contemplados com um Campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Nesta semana, o secretário de Governo do município, Luís Carvalho, esteve em Brasília onde se encontrou com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, no Ministério da Educação (MEC).
Conforme Carvalho, São Sebastião busca um imóvel que pode ser doado para essa finalidade. “O presidente Lula deve assinar Medida Provisória do processo de expansão do Instituto e o prefeito Felipe Augusto tem esse interesse”.
Ainda segundo o secretário de Governo, durante a reunião, foi repassado que o município que possuir uma área para a doação, terá maiores chances de conseguir a instalação da universidade que recebe verbas federais.
Junto com eles, participaram da reunião a deputada federal Juliana Cardoso, a professora e representante do PT de São Sebastião, Camila Aquino, o pró-reitor Edmur Frigeri Tonon, o reitor do IFSP Silmário Batista dos Santos e a coordenadora estadual do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Maíra Ferreira Martins.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, enviou ofício para a deputada federal, Juliana Cardoso, no dia 12 de junho, onde manifestou interesse em implantar o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município.
Um dos locais seria no bairro Varadouro, onde já fica o Fórum e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a implantação do Instituto Federal possibilitaria oportunidades de formação profissional para jovens e adultos da área, principalmente da Costa Sul da cidade e arredores.
“Com a implantação do Instituto Federal em São Sebastião, que se junta às já existentes Fatec e Etec, nossa cidade fortalecerá ainda mais sua oferta de educação de qualidade e gratuita. Com esse novo instituto, poderemos ampliar nossa capacidade de oferecer novos cursos técnicos e de nível superior de excelência, atendendo às demandas educacionais da população e contribuindo para a formação de profissionais altamente capacitados”. Ainda conforme o prefeito, a integração entre o campus do Instituto Federal e o setor portuário pode impulsionar o crescimento econômico da região, abrindo novas oportunidades e promovendo o desenvolvimento sustentável de São Sebastião.