Vigilância Sanitária de Caraguá autua escola estadual após denúncias sobre presença de pombos em refeitório
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, autuou nesta sexta-feira (16), a Escola Estadual Alcides Galvão, localizada no bairro Ipiranga.
O município recebeu denúncias de internautas e alunos sobre a presença de pombos no refeitório da unidade escolar.
A notificação estabelece que a direção da escola tome todas as providências quanto às condições sanitárias do local, do refeitório, além do processo de manuseio dos alimentos e de distribuição da refeição aos estudantes. O não cumprimento pode acarretar multa de 1.000 VRMs, que equivale a R$ 4.420, além das outras penalidades cabíveis, como a interdição da escola.
A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que o município faz o controle de pombos por meio do Centro de Controle de Zoonoses, que atende denúncias pela Central 156.
O CCZ sempre realiza orientações de como minimizar a presença destes animais em locais como praças, comércios e escolas.
A orientação dada é de não alimentar os animais no local e realizar o armazenamento de lixo em locais adequados. Importante lembrar que eles só aparecem pela questão do alimento fácil.
Por fim, o Centro de Controle de Zoonoses ressalta que não pode capturar e eliminar o animal, pois existe legislação que regulamenta.
Foto: Divulgação/PMC