72 surfistas disputam Maccabi Brasil Surf Challenger em São Sebastião na Praia da Baleia
A maior competição de surfe direcionada para a comunidade judaica no Brasil, chega à Praia da Baleia, na Costa Sul de São Sebastião, entre sexta-feira (22) e domingo (24), sempre a partir das 8h. O Maccabi Brasil Surf Challenger é uma seletiva para as Macabíadas 2025, evento considerado as olimpíadas judaicas que ocorre do dia 8 a 22 de julho de 2025, em Israel.
São 72 surfistas inscritos nessa etapa e a previsão é de altas ondas em todos os dias da competição. Os surfistas vão competir nas categorias Open, Master, Feminino e Junior. Esta é a 2ª edição do evento, sendo que a primeira foi realizada na praia de Maresias, em 2022.
O campeonato de surfe é uma confraternização da comunidade judaica brasileira, representada por surfistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira Macabi, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio Secretaria de Esportes (SEESP), além da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Sahy Baleia (ASSB) e Associação de Surf de Cambury (ASCAM).
Macabíadas: os jogos da Paz
As Macabíadas mundiais proporcionam uma experiência inesquecível com esportes competitivos, eventos culturais e sociais e integração entre atletas judeus de várias nacionalidades. A maior competição atlética judaica do mundo ocorre a cada quatro anos em Israel.
Nas Macabíadas há quatro competições separadas: Junior, Masters, Open e Paraolímpico. Os jogos juniores estão abertos a qualquer atleta qualificado entre 15 e 18 anos. Os Masters são divididos em categorias de idade, principalmente para acomodar competidores mais velhos, e os Open geralmente tem idade ilimitada, sujeita às regras internacionais vigentes em cada esporte.
Para participar das Macabíadas, os atletas devem representar uma delegação. Como representante da União Mundial Macabi, a Confederação Brasileira Macabi é responsável pela delegação brasileira.
Início das Macabíadas
O sonho de um jovem judeu de 15 anos, Joseph Yekutieli, inspirado pelas Olimpíadas Mundiais de 1912, em Estocolmo, realizou-se após 14 anos com um financiamento do Fundo Nacional Judaico.
Durante a fase de planejamento, os jogos foram apelidados de Maccabiyon e o ano de 1932 foi o ano escolhido porque se comemorava os 1.800 anos da Revolta de Barcoquebas.
A primeira Macabíada contou com 390 atletas judeus de 18 países. Desde então, muitos medalhistas olímpicos, campeões mundiais e detentores de recordes mundiais competiram nas Macabíadas.
Imagem – Divulgação/PMSS