Festival Citronela Doc terá mostra de filmes do Litoral Norte eVale do Paraíba

Read Time:3 Minute, 21 Second

Entre os dias 7 e 10 de novembro o Festival Citronela Doc – Festival de Documentários da Ilhabela, chega à sua quarta edição, trazendo na sua programação uma mostra de filmes do Litoral Norte e do Vale do Paraíba (SP) com uma rica seleção de filmes que refletem as diversas narrativas e realidades da região. Com exibições gratuitas no Esporte Clube Ilhabela, próximo ao Centro Histórico, a mostra se destaca por suas temáticas que vão desde a memória e a identidade cultural até imigração e a resiliência diante de tragédias socioambientais.

Citronela Doc traz filmes documentais brasileiros, contemporâneos e premiados. Em 2024, além da mostra de filmes nacionais o festival trará uma mostra dedicada a filmes do Litoral Norte e Vale do Paraíba no dia 7, quinta-feira, em duas sessões, uma às 18h30 e a segunda às 20h30 (veja a programação abaixo).

Os espectadores poderão acompanhar “Marés da Noite”, que explora os sonhos e esperanças de uma jovem grávida afetada pela tragédia de fevereiro de 2023 em São Sebastião. A série “Jundu – Memórias do Território”resgata histórias de caiçaras e “O Último Baile” mostra como a tradição da Congada de São Benedito é mantida até hoje por uma comunidade de pescadores, enquanto “Benzô” leva os espectadores a uma jornada de descobertas sobre a benzedura, integrando tradições ancestrais com a magia da infância, e “O Brilho da Herança” traz a visão de um artista criado em uma comunidade quilombola.

O festival também destaca figuras inspiradoras, como “Eva Esperança”, cuja vida representa a luta e a cultura negra em Ilhabela, e apresenta o cotidiano de um imigrante senegalês em “Macoura”, refletindo sobre as complexidades da imigração e a saudade. “Marta a Consertadora de Guarda-Chuva” mostra uma personagem que mantém viva a tradição de reparar o que muitos consideram perdidos e “Homem Aranha (Retratos Filmados)”, é um episódio de uma série sobre memórias afetivas de moradores da Ilhabela.

Com um olhar sobre a representatividade, “Minha Narrativa” traz a história de uma mulher negra no universo do surf, enquanto “O Menino é Homem”aborda a descoberta e a aceitação da identidade LGBTQIA+.

Todos os filmes têm classificação indicativa livre.

“Neste ano, decidimos abrir as inscrições para acolher novos talentos da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Queremos celebrar a diversidade de vozes que surgem desse mercado audiovisual em expansão, oferecendo uma plataforma para cineastas que trazem perspectivas únicas e profundas sobre suas comunidades”, diz o cineasta e produtor cultural Rodrigo Pereira, um dos curadores da mostra regional do Citronela Doc.

É importante enfatizar que quase todos os filmes selecionados contaram com algum tipo de financiamento público, a maioria deles pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à produção audiovisual. “As políticas públicas são fundamentais para fortalecer a produção de filmes documentais. Elas viabilizam o financiamento de projetos e também garantem que histórias diversas e muitas vezes marginalizadas tenham a chance de ser contadas”, afirma Rodrigo. E é por meio desse suporte que conseguimos promover uma cultura audiovisual rica e inclusiva, refletindo a verdadeira pluralidade da nossa sociedade, ressalta o produtor cultural.

Ao longo do festival, temas como a intersecção de cultura e arte, a memória coletiva e a preservação de ofícios estarão em evidência, proporcionando um espaço de reflexão, emoção, celebração, valorização da rica diversidade cultural das histórias do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Sobre o Citronela Doc
O festival Citronela Doc nasceu em 2021 e já se firmou como referência em cinema documental na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. O evento é marcado pela diversidade na produção cultural, reunindo filmes nacionais, contemporâneos e premiados, realizados em diversos estados do Brasil, por pessoas de diferentes gêneros e etnias, incluindo realizadores indígenas. 

Programação completa no site www.citroneladoc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *